domingo, 14 de agosto de 2011

Sabor da Leitura - Projeto Mundo Encantado de Monteiro Lobato

"A leitura só se implanta se estiver associada ao prazer, à arte, de modo que o receptor sinta-se envolvido e motivado por ela, tendo também contato com as formas de comunicação mais elaboradas que caracterizam a arte em geral." Glória Maria


Partimos de que o estudo da Língua Portuguesa e a leitura são ingredientes básicos e fundamentais nesse processo. Quem lê e interpreta o que leu, resolve qualquer problema e escreve bem.


Cientes, de nossas responsabilidades enquanto escola e de nossa preocupação com a formação do aluno enquanto leitores e escritores, na sociedade atual, onde são exigidos de cada indivíduo conhecimentos e habilidades que permitam a ele interpretar e analisar, de maneira crítica a crescente quantidade de informações, veiculado com velocidade e em quantidade cada vez maiores.


Aliada a isso, temos testemunhos nos últimos anos o intenso desenvolvimento tecnológico cujo reflexos são percebidos cada vez mais em nossa sociedade, neste contexto atual, conhecer e usar a língua materna se faz cada vez mais necessário para que o cidadão participe ativamente do mundo onde vive.


O conhecimento linguístico possibilita que o individuo solucione problemas do dia, tenha acesso aos bens culturais, participando ativa e criticamente da sociedade na qual está inserida.


Sendo assim, o trabalho proposto pela escola vem ensinar ao aluno a recorrer a essas diferentes estratégias diante das mais variadas situações de leitura na qual o nosso, projeto: “O Sabor da Leitura”, proporcionará aos nossos professores as atividades necessárias ao desenvolvimento do aluno tanto nas suas habilidades lingüística básicas como no seu conhecimento da língua e, consequentemente, no desenvolvimento cognitivo, cultural, social e político.


Portanto, a biblioteca exercerá um papel fundamental na realização desse projeto, na formação do aluno leitor, e deve ser transformada no espaço mais fascinante da escola. 


Deverá ser um lugar agradável, dinâmico, descontraído, onde imperem as boas relações entre alunos, livros e professores.


O espaço físico deve ser acolhedor, cheio de vida, organizado e limpo; com cantinhos aconchegantes e gostosos, aonde a aprendizagem vá acontecendo, sem imposições, como um convite mágico, como uma descoberta. Sendo a função primordial o prazer do leitor.




































Nenhum comentário:

Postar um comentário